Sustentabilidade

A Companhia procura incorporar às suas atividades ações que levem em consideração princípios éticos e de responsabilidade social.

Ética e respeito são valores que acompanham a Marisa em toda sua trajetória. Para reforçar o compromisso com estes valores, em 2009, a companhia deu início ao desenvolvimento do Programa de Auditoria de Fornecedores, com a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) sobre trabalho escravo, junto ao Ministério Público do Trabalho. Desde então, há monitoramento contínuo da cadeia de fornecimento, com diversas ações vinculadas, visando coibir qualquer tipo de mão de obra irregular, melhorar as condições dignas e adequadas de trabalho, e reduzir os impactos sobre questões ambientais na sua cadeia de fornecimento em seus cerca de 300 fornecedores diretos e 1200 indiretos. Entre as ações, estão as auditorias periódicas, sem agendamento prévio, as quais já somam mais de 14.000 auditorias realizadas em todo país.

Auditorias Realizadas pela Companhia

  2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 Total
TAC 0 487 338 164 426 296 173 179 183 2063
Equipe Interna da Companhia 150 0 853 1.241 1.597 2.528 2.773 3.024 1.455 12.166
Total de Empresas Auditadas 150 487 1.191 1.405 2.023 2.824 2.824 3.203 1.638 14.229

Compreendendo a relevância e o impacto deste tema para o negócio, a Marisa participou da formação dos grupos de trabalho que criaram a Certificação de Fornecedores – ABVTEX. Tal certificação considera a realização de auditorias de forma imparcial e independente, com o objetivo de verificar a aderência dos fornecedores e seus subcontratados aos critérios e requisitos de Responsabilidade Social. Hoje, a Marisa possui assento no Conselho Diretor da entidade e para a entrada de um novo fornecedor em sua cadeia de suprimentos é obrigatória a Certificação ABVTEX, além da aprovação nas auditorias periódicas do Programa Interno de Auditoria de Fornecedores.

Outra iniciativa neste sentido é a parceria com o Instituto Ethos, com o qual a companhia é associada desde 2009, reafirmando o compromisso com gestão socialmente responsável do negócio, e sua responsabilidade na construção de uma sociedade justa e sustentável.

A fim de garantir a transparência em suas operações e relações com todos os seus públicos-alvo – tanto internos, quanto externos -, a Marisa mantém seu Canal de Denúncias.  Através desta ferramenta, são analisadas as denúncias que possam revelar atos de fraude, suborno, condutas irregulares em relação às leis vigentes, normas, políticas e quaisquer comportamentos que firam o código de conduta.

Gestão de compras responsável

A Marisa Lojas S.A, consciente de seu compromisso em contribuir com a mitigação dos impactos sociais gerados por situações degradantes de trabalho, possui uma gestão responsável e ativa de seus fornecedores. Tem por objetivo visar a conformidade com as melhores práticas de saúde e segurança, e também o cumprimento da legislação vigente, para assim garantir a melhora constante da cadeia produtiva da qual faz parte. Nossa base de fornecedores é 100% certificada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que avalia com rigor a cadeia de fornecimento por meio de auditorias frequentes.

A Marisa avalia e monitora seus fornecedores nacionais de nível 1 (diretamente contratados pela Companhia) e nível 2 (contratados por fornecedores nível 1) baseando-se em uma série de pré-requisitos, para assim assegurar a conformidade com os princípios éticos que norteiam a nossa relação. 

Veja abaixo os requisitos para se tornar um de nossos fornecedores:

  • Possuir certificação ABVTEX;
  • Possuir capacidade de produção instalada de mais de 40 mil peças/ mês;
  • Possuir ao menos um processo produtivo em sua empresa (fornecedor) , ter a configuração em seus subcontratados (certificados) para confecção acima de 10 funcionários, e capacidade produtiva de no mínimo 15 mil peças mensais para outras categorias;
  • Ter capacidade operacional para entregar os produtos já nos cabides e etiquetados com código e preço de venda;
  • Possuir critérios mínimos de controle de qualidade em sua produção;
  • Estar em dia com todos os tributos Municipais, Estaduais e Federais - empresa e sócios;
  • Não ter como prática nem apoiar qualquer iniciativa de trabalho infantil ou escravo segundo as leis do Brasil;
  • Não contratar de qualquer modo, formal ou informalmente, trabalhadores de nacionalidades diversas que estejam em situação irregular no País;
  • Não contratar empresas integradas por estrangeiros que não estejam legalmente constituídos como pessoas jurídicas.
     

Política de Conformidade de Fornecedores 

Lista de fornecedores nacionais - Nível 1

Lista de fornecedores importados - Nível 1 

 

Responsável pela lista de fornecedores nacionais: Jaqueline Frioes Maneiro (jaqueline.maneiro@marisa.com.br)

Responsável pela lista de fornecedores importados: Tsai Wen Hsing (tsai.hsing@marisa.com.br)

 

Obs.: A cadeia de fornecimento da Companhia - fornecedores nacionais e importados - está divulgada em sua totalidade e é atualizada semestralmente (última atualização em junho/2018).

imgCapctha